Mariana Gaivão
Cineasta e montadora
Mariana Gaivão estudou Fotografia no AR.CO e Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema. As suas curtas-metragens, incluindo SOLO e RUBY, foram exibidas e premiadas em festivais como IFFR – Film Festival Rotterdam, Palm Springs, ZINEBI, Oberhausen, Las Palmas, e Curtas Vila do Conde, entre muitos outros, assim como em instituições internacionais como a difusora europeia ARTE ou o Institute of Contemporary Arts (ICA) em Londres.
Iniciou a sua carreira como montadora, tornando-se colaboradora frequente de realizadores portugueses como João Pedro Rodrigues e Marco Martins, em filmes estreados em Cannes, Berlinale, Veneza, Locarno e outros festivais prestigiados.
Adicionalmente, trabalhou como programadora para os festivais Queer Lisboa e Doclisboa, e é actualmente coordenadora da Formação Avançada de Pós-Produção na Escola das Artes (Universidade Católica do Porto), com tutores convidados como Claire Atherton (montadora de Chantal Akerman e Wang Bing) e Mark Mangini (Sound Designer de Denis Villeneuve em Dune e Blade Runner 2049).